O que o Homem de Hamjadahl faria?

quarta-feira, setembro 17, 2025

Geralmente em arbustos

Estou pensando nas aranhas que fazem teia, naquelas que parecem ser muito perigosas por causa das formas pontiagudas que têm no torso e cores levemente animadas de amarelo e preto. Apesar de parecerem malignas, quase não fazem medo para quem sabe. Pelo visto são tecelãs e isso quer dizer que boa parte dos pontos de evolução que tinham foram gastos naquela elaborada rotina de criar uma teia circular, sentar bem no meio dela como idosos de cidade do interior e esperar noite adentro até que algum inseto infeliz o suficiente resolva se emaranhar ali. Pela manhã devoram toda a arquitetura só pra refazer do zero, isso para evitar o acúmulo de detritos. É uma vida bem simples. 
    Tem algumas tecelãs que adornam suas teias com linhas mais espessas em zigue-zague partindo do centro. O propósito é misterioso, mas talvez dê uma chance para que animais maiores notem a formação e não a destruam. Pessoalmente, acho que é uma teoria boa, mas a que diz ser camuflagem é mais divertida. Segundo essa, as extremidades das aranhas se confundem com os zigue-zagues e intimidam aqueles que a notam ou confunde aqueles que passam o olho depressa. Explica, por exemplo, o motivo de várias adotarem a pose em xis.
    Sempre que vejo uma dessas relaxando na teia tenho vontade de parar tudo e observar. O jeito que balançam no meio do ar quando bate uma brisa forte é diversão pura. Se você sopra com um pouco de força elas se escondem em alguma vértice, atrás de algum galho, mas voltam em pouco tempo para continuar o plantão. Caso vejam alguma dessas por aí, digam que mandei um "oi".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mist or beast